Homem cego dirige carro especial na pista de corrida

Tecnologia permite a deficiente visual dirigir


Pesquisadores da Universidade Virginia Tech, nos EUA, criaram um carro adaptado e luvas especiais que permitem que deficientes visuais desviem de obstáculos estáticos e em movimento. Eles desenvolveram uma tecnologia que permite que deficientes visuais possam dirigir automóveis no dia a dia. Trata-se de uma parafernália tecnológica que conta com um carro adaptado, sistema de navegação, internet e luvas especiais, que vibram ao sinal de curvas no trajeto.

O carro conta com um recurso conhecido como “interface não visual”. Assim, sensores que registram todos os acontecimentos ao redor do veículo enviarão essas mensagens para o sistema central - e depois, para o condutor por meio das luvas.


A tecnologia foi experimentada neste fim de semana por Mark Riccobono, diretor da National Federation for the Blind (Federação Nacional para Cegos, em português), que pilotou um automóvel no circuito Daytona International Speedway. 

Durante o teste na corrida, Riccobono conseguiu desviar de obstáculos estáticos e em movimento, lançados de uma van. A novidade, que ainda não tem nome, está em testes e não tem previsão para chegar ao mercado. Ainda não há legislação que aprove esse tipo de acessório para os deficientes visuais.



ASSISTA O VÍDEO

Cantor Djavan perde habilitação em Operação Lei Seca

Djavan se recusou a fazer teste do bafômetro ao passar por barreira na Barra da Tijuca 


O cantor Djavan foi parado na madrugada deste domingo (30) em uma Operação Lei Seca, na Barra da Tijuca, zona oeste da cidade do Rio de Janeiro. Djavan se recusou a fazer espontaneamente o teste do bafômetro, na altura da avenida Armando Lombardi.

O cantor teve a carteira de habilitação apreendida e o veiculo foi guinchado, pois o documento estava irregular, com a data do último IPVA pago em 2009.

A Secretaria de Estado de Governo deslocou 180 pessoas de suas equipes, incluindo agentes da Operação Lei Seca, para a Região Serrana, para prestarem o auxílio necessário às vítimas da tragédia provocada pelas chuvas. Todas as sete equipes passaram a trabalhar na área desde o dia 12 de janeiro.

Carroceiro legal

Iniciativa da Prefeitura de Montes Claros regulariza e dá assistência aos trabalhadores

O projeto Carroceiro Amigo de Montes Claros, no Norte de Minas, que tem o objetivo de legalizar a atividade por meio de uma série de ações, que vão desde o emplacamento das carroças até a realização de cursos de educação para o trânsito e apoio assistencial, está com inscrições abertas até hoje.

A expectativa da prefeitura é de que 1.500 carroceiros se cadastrem.

Conforme o secretário municipal de Serviços Urbanos, João Ferro, os participantes do projeto receberão orientações de como cuidar de seus animais, participarão de cursos sobre educação no trânsito e serão incentivados a criar uma cooperativa. Os carroceiros ainda ganharão uniformes e carteiras de identificação.

Para se cadastrarem, os carroceiros devem procurar uma das 10 subprefeituras, levando a carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. “O primeiro passo será fazer uma reunião com os inscritos para definir as prioridades e as estratégias de trabalho.

Os participantes deverão cumprir rigorosamente a legislação e terão, em contrapartida, acesso a uma série de auxílios garantidos através da Secretaria de Desenvolvimento Social”, destaca João Ferro. Segundo o secretário, o número de Centros de Apoio Simplificados para Carroceiros (Cascos), que recebem os entulhos recolhidos pelos carroceiros, também será ampliado.

Atualmente, a prefeitura disponibiliza 12 Cascos na cidade.

fonte: www.montesclaros.mg.gov.br

Ainda sem multas para os pedestres

People crossing the streetApesar de previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) – Lei 9503 de 1997, sancionado há quase 12 anos e em vigor há 11, as multas a pedestres até hoje não podem ser aplicadas no país.

Segundo o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), responsável por estabelecer as normas para fiscalizar as infrações, não existe prazo para que as multas sejam cobradas, já que nunca se encontrou uma forma de fazer isso.

Assim, os fiscais não podem autuar quem está a pé. O código proíbe os pedestres de, entre outras coisas, andar nas pistas, exceto para cruzá-las; e atravessar a rua em cruzamento, salvo quando houver sinalização para esse fim.


Atropelamentos
Uma análise qualitativa de 72 casos feita por um grupo mantido pela CET apontou que 83% dos atropelamentos de 2008 ocorreram fora da faixa e da calçada. Segundo o órgão, 7.602 pessoas foram atropeladas na cidade, com 658 mortes.

Multas
No ano passado, a CET emitiu 4.679.954 multas a motoristas na cidade. Os pedestres que descumprem as regras do código cometem infração leve. Caso a lei tivesse sido regulamentada, teriam que pagar 50% do valor da multa de quem comete o mesmo tipo de infração estando de carro, ou R$ 26,60. A CET afirma que não pode multar pedestres porque o artigo do código que trata desse assunto não foi regulamentado. O Contran diz que não estuda retomar o tema agora.

Fonte: UOL – www.uol.com.br

Propagandas de carro terão que veicular frases educativas

Anúncios deverão ter mensagens como "Respeite a sinalização"

Desde 4 de outubro de 2010, todas as propagandas de empresas automobilísticas terão de conter mensagens educativas de trânsito. A determinação está na Portaria 470 do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que estabelece também as frases a serem veiculadas.

Em entrevista à Rádio Nacional, o diretor do Denatran, Alfredo Peres, disse que as empresas de publicidade e de veículos tinham interesse no cumprimento da regra.

- A indústria [automobilística] e as agências publicitárias estavam preocupadas que não houvesse um detalhamento da forma como isso seria feito e ficaram com receio de serem penalizadas por não estarem cumprindo a lei.

O Denatran disponibilizou seis frases para que as agências de publicidade usem nas campanhas: Respeite a sinalização de trânsito; Faça revisões em seu veículo regularmente; Cinto de segurança salva vidas; No trânsito somos todos pedestres; Capacete é a proteção do motociclista; e Transporte com segurança, use a cadeirinha. As empresas podem usar apenas uma delas em todas as propagandas. Anualmente, o órgão deve publicar entre três e seis novas mensagens.

As determinações do Denatran foram baseadas nas propostas de três instituições: Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), Associação Brasileira das Agências de Publicidade (Abap) e Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Entre elas, estão o tamanho das frases e o tempo em que devem permanecer no ar.

A Lei 12.006/2009 estabeleceu também as punições para as empresas que descumprirem as determinações. As sanções incluem advertência por escrito, suspensão de qualquer propaganda do produto por até 60 dias, e multa de R$ 1 mil a R$ 5 mil, cobrada do dobro até o quíntuplo, em caso de reincidência. Além dos órgãos que constituem o Sistema Nacional de Trânsito (SNT), o Conar também pode aplicar as multas.

fonte: http://noticias.r7.com

Dirigir com calçado inadequado é infração de trânsito

Art. 252. Dirigir o veículo:

I - com o braço do lado de fora;

II - transportando pessoas, animais ou volume à sua esquerda ou entre os braços e pernas;

III - com incapacidade física ou mental temporária que comprometa a segurança do trânsito;

IV - usando calçado que não se firme nos pés ou que comprometa a utilização dos pedais;

V - com apenas uma das mãos, exceto quando deva fazer sinais regulamentares de braço, mudar a marcha do veículo, ou acionar equipamentos e acessórios do veículo;

VI - utilizando-se de fones nos ouvidos conectados a aparelhagem sonora ou de telefone celular;

Infração - média;

Penalidade - multa.


Calçado que não se firme nos pés ou que comprometa a utilização dos pedais é proibido. Veja o que usar.


Lombadas precisam ter padrão de altura correto

Às vezes, elas estão mal-posicionadas e com altura incorreta. As lombadas são mais rápidas e baratas para combater o excesso de velocidade. Além das ruas, elas também estão nas estradas.



fonte: autoesporte

Implantação de novo sistema para tirar CNH em SP é adiada outra vez

Mudança do Detran para outra secretaria no novo governo gera atraso.
Governo diz que falta de treinamento de funcionários também é motivo.


A implantação do novo sistema do Detran para diminuir a burocracia na hora de tirar a primeira carteira de motorista foi adiada pela segunda vez nesta quinta-feira (20) em São Paulo. A previsão era que o sistema começasse a funcionar nesta manhã.
O problema agora é que o Detran vai mudar de secretaria, como anunciado pelo governador Geraldo Alckmin desde o começo de janeiro.
Com o novo sistema de emissão de carteira de habilitação, a etapa do processo chamada de pré-cadastro não vai mais ser feita nas unidades do Detran. O candidato vai preencher os dados em casa mesmo, no computador. A chamada e-CNH deveria ter sido implantada em 20 de dezembro do ano passado, mas a data foi adiada. Com esse novo adiamento, não há previsão de quando entrará em vigor.
Enquanto isso, o que se ouve é muita reclamação de quem precisa dos serviços do Departamento de Trânsito, principalmente depois que a sede mudou do Ibirapuera para o Centro da cidade.
A ideia era descentralizar os serviços, mas Luciano Wagner Moreira, que mora perto do local, teve que ir até a Avenida do Estado para agendar a coleta eletrônica da impressão digital.
A chamada coleta biométrica é um problema para quem precisa transferir a CNH de outra cidade. Na unidade da Avenida do Estado, perto do metrô Armênia, só tem vaga para a segunda semana de fevereiro.
E há fila para tudo. Amanda Nascimento Dias quis economizar o dinheiro do despachante e levou o documento. Foram 20 minutos de espera e muitas queixas.
O diretor da Divisão de Habilitação, Ricardo Petisco, diz que o órgão busca a excelência na prestação dos serviços.
O novo sistema da e-CNH, por exemplo, deve economizar tempo e aumentar a segurança. Nas cidades do interior onde já está em funcionamento, todos os envolvidos no processo precisam usar um aparelho que funciona como uma identidade digital. A intenção é diminuir as fraudes.

Outro lado
A Secretaria da Casa Civil informa que o atraso na implantação da CNH eletrônica se deve à falta de treinamento dos funcionários e que todos os problemas nesse período de transição serão investigados. O trabalho da comissão que está cuidando das mudanças administrativas no Detran deve durar 60 dias.

DETRAN-RJ ABRE MERCADO PARA CREDENCIAMENTO DE AUTOESCOLAS

Rio - Com o objetivo de ter mais autoescolas e com mais qualidade, o Detran iniciou hoje, às atividades da empresa Bureau Veritas Quality International (BVQI) e assinou uma portaria, que abre o mercado para credenciamento de autoescolas em todo o estado. O trabalho da BVQI, empresa certificadora, reconhecida mundialmente, vai permitir a criação de
um selo de qualidade para avaliar os 539 Centros de Formação de Condutores (CFC) credenciados ao departamento e os demais que virão com a abertura do mercado para as autoescolas. A cerimonis aconteceu às 11h desta terça-feira, no 14º andar do edifício-sede do Detran, na Avenida Presidente Vargas, 817, no Centro.
A empresa BVQI vai elaborar um ranqueamento das autoescolas de acordo com critérios estabelecidos em parceria com o Detran, para que seja criado um padrão de qualidade para as insituições responsáveis pela formação de motoristas. A BVQI e o Detran já elaboram um roteiro de itens que devem ser avaliados. Entre eles, constam as instalações das unidades de ensino; condições dos veículos; formação dos instrutores; procedimentos adotados nas aulas e uma grade curricular. Com os critérios definidos, a empresa começará a visitar cada uma das autoescolas. Esta etapa do trabalho está prevista para começar em abril e deve durar três meses.
- O Detran do Rio é o primeiro do país a fazer um sistema de certificação. Estamos falando de uma empresa com total independência técnica para avaliar as autoescolas. Com este trabalho, nós poderemos criar um selo de qualidade do Detran. Depois, vamos fazer o mesmo com as clínicas médicas e com os postos de vistoria - disse o presidente do órgão, Fernando Avelino.
A BVQI foi selecionada para o trabalho no órgão depois de vencer concorrência pública. A empresa é francesa, atua em 140 países e atualmente conta com 40 mil colaboradores em todo o mundo. Segundo o presidente do Detran, a BVQI visitará as autoescolas duas vezes por ano para verificar se continuam mantendo a qualidade.
A portaria assinada hoje pelo presidente Fernando Avelino, caminha no mesmo sentido de busca de qualidade ao incluir as autoescolas no princípio de livre concorrência do mercado. A medida altera as regras anteriores que limitavam a instalação de novos Centros de Formação de Condutores à quantidade de eleitores por município. Agora, qualquer investidor poderá ingressar na atividade de formar motoristas na cidade escolhida, desde que atenda à legislação. Ao aumentar a concorrência entre as autoescolas, amplia-se também a preocupação pela qualidade.
- Abrindo o mercado e criando indicadores técnicos, vamos ampliar a qualidade das autoescolas e aquelas que não atenderem aos critérios serão expurgadas do mercado - afirmou Avelino.
Além do presidente do órgão, estiveram presentes à cerimônia, a diretora de Habilitação, Beatriz Diniz; o presidente da Federação Nacional das Autoescolas (Feneauto), Magnelson Carlos de Souza; o diretor de auditoria de rede da BVQI, Sérgio Suzuki; o diretor adjunto de Operações da BVQI, Paulo Freire; e o gerente de Novos Projetos da BVQI, Américo Venturi.

Homem terá que ter habilitação para dirigir cadeira de rodas

Inglês Jim Starr tem um modelo especial que parece um tanque de guerra

O inglês Jim Starr, de 36 anos, encomendou uma cadeira de rodas especial para a empresa TC Mobility depois que teve problemas na coluna e nos joelhos. O modelo tem esteiras rolantes iguais às usadas em tanques de guerra , o que permite passar por terrenos arenosos e irregulares, além de ser mais largo que o convencional.

Por causa disso, o governo resolveu exigir que Starr tire uma carteira de habilitação específica para poder dirigir seu veículo em público. Mas ele não concorda com a obrigatoriedade dizendo que sua única intenção ao ter uma cadeira de rodas diferente foi poder ir à praia com seus filhos. Confira o que ele diz no vídeo abaixo.

Estacionar em vagas de idosos pode virar infração gravíssima

Projeto de lei prevê maior punição para quem estacionar em vagas para idosos

A infração para quem estacionar ilegalmente nas vagas reservadas para maiores de 60 anos ou pessoas com deficiência pode passar de leve para gravíssima, conforme o Projeto de Lei 7864/10. Dessa forma, aumentam também o valor da multa e o número de pontos na carteira de habilitação.
"Cadeirantes e idosos já perderam a conta de quantas vezes foram obrigados a comprar 'briga' para ver o seu direito assegurado", afirmou o autor da proposta, deputado Vital do Rêgo Filho (PMDB-PB), segundo a Agência Câmara.
Quem estacionar nas vagas de idosos indevidamente poderá levar sete pontos na carteira, pagar multa e ter o veículo removido. De acordo com o deputado, o objetivo da proposta é dar mais garantia de que o direito dos idosos e deficientes seja respeitado.
Atualmente, quem estaciona ilegalmente em vagas destinadas a idosos ou a pessoas com deficiência comete infração leve e está sujeito à multa e remoção do veículo, além de levar três pontos na carteira.

Tramitação
O projeto de lei ainda será analisado pelas comissões de Viação e Transportes e Constituição e Justiça e de Cidadania, sem precisar pelo Plenário.


fonte: http://www.correiodoestado.com.br

ALERTA AO PÚBLICO

- Procure sempre uma Auto Escola/C.F.C de sua confiança e credenciada pelo DETRAN / CIRETRAN.

- Verifique se a Auto Escola/C.F.C possui o alvará de funcionamento expedido pelo DETRAN / CIRETRAN.

- Solicite a elaboração de um contrato de prestação de serviços.

- Faça sua matrícula na sede da Auto Escola/C.F.C e nunca por um corretor ou vendedor.

- Participe e exija o cumprimento de no mínimo 30 horas/aula de teoria previstas em lei.

- Participe e exija o cumprimento de no mínimo 15 horas/aula de prática de direção previstas em lei.

- Não acredite em promessas, acordos ou preços impraticáveis, pois o barato sempre sai caro.

- E por fim, lembramos que a Carteira Nacional de Habilitação, não é um direito do cidadão, mas sim, uma conquista, portanto, faça por merecer, cumprindo suas obrigações e exigindo seus direitos.

- Desejamos que você seja um instrumento do bem comum ao trânsito, buscando incansavelmente a preservação da vida, da saúde e do meio ambiente.

fonte: SINDICATO DAS AUTO MOTO ESCOLAS E CENTROS DE FORMAÇÃO DE CONDUTORES.

Confuso, preço de autoescola chega a dobrar em SP.

Presidente de sindicato diz que quem cobra baixo não oferece qualidade.

O custo para tirar a carteira de habilitação em São Paulo apresenta variações que podem chegar a até 50% no preço cobrado por autoescolas de diferentes regiões da cidade. Enquanto um curso na Vila Mascote cobra R$ 700 pela carteira de categoria B (condução de veículos leves), outro centro de formação em Perdizes oferece o mesmo serviço por R$ 890, uma diferença de 27%. A distância entre valores chega a quase dobrar quando o interesse é tirar carteira para carro e moto, com preços variando de R$ 900 a R$ 1780.
Os valores são bem menores fora das zonas centrais da cidade. Um mesmo grupo de autoescolas chega a cobrar 26% a mais numa unidade no bairro do Sumaré em comparação com o preço do mesmo curso oferecido na Vila Mangalot, zona Oeste de São Paulo. Mas mesmo em bairros centrais, ter uma concorrente na mesma rua já é o suficiente para diferenciar o preço.
É o caso da autoescola Evolução, em Pinheiros. O proprietário Euclides Nogueira diz que por causa de uma concorrente vizinha de rua, mantém o preço baixo, em R$ 550. Segundo ele, a autoescola “da rua de cima” cobra R$ 750. “Procuro trabalhar com o preço da concorrente ou fazer a diferença na qualidade”, afirma.

Preço baixo x qualidade
Para o presidente do Sindautoescola (Sindicato das Auto Motos Escola e Centro de Formação de Condutores no Estado de São Paulo), José Guedes Pereira, a explicação para a variação de preços está na concorrência desleal feita por alguns cursos, que cobram preços baixos mas não oferecem um serviço de qualidade. “Em São Paulo os preços estão muito abaixo da média nacional e a concorrência é grande”.
Segundo Guedes, os preços dos cursos em São Paulo estão muito aquém do que realmente deveria ser cobrado. “Não sei qual é a mágica. Aumentou a carga horária de aulas práticas e teóricas, e as autoescolas mantiveram os mesmos preços. Algumas até baixaram para concorrer de forma predatória”. Para o presidente do Sindautoescola, o preço mínimo para se oferecer um curso de qualidade deveria ser de R$ 800. Ele afirma que os valores para a obtenção da CNH tendem a aumentar por causa do reajuste de taxas e alta dos insumos.

Confusão Geral
O ‘diferencial de qualidade’ acaba sendo mais um elemento complicador para o consumidor entender o preço cobrado pelos centros de formação de condutores. Algumas autoescolas incluem num mesmo pacote os exames médico e psicotécnico, as aulas teóricas e de legislação, as aulas práticas e serviços como transporte, apostila, etc. Outras cobram tudo separadamente ou com combinações variadas. E os preços para exames médico e psicotécnico e aulas teóricas (o ‘CFC’) também variam.
Para o consumidor, a maior reclamação é o alto preço. A estudante Bárbara Pacheco, de 23 anos, diz que precisa tirar a carteira de motorista urgentemente, mas que se impressiona com os valores cobrados atualmente. “O preço dobrou nos últimos cinco anos. Lembro que quando fiz 18 anos, em 2005, uma amiga pagou R$ 450 para tirar a carta. Acabei não tirando na época. Hoje, chega a custar R$ 1.000”, conta ela.
Euclides Nogueira, dono da autoescola Evolução, confirma que há tendência de alta nos preços das autoescolas. Ele culpa as taxas cobradas pelo governo e as novas exigências do Conselho Nacional de Trânsito – Contran, como aulas práticas à noite. “Com as aulas noturnas, o custo aumentou. Precisamos de mais estrutura, mais funcionários. E as taxas subiram nos últimos seis meses”, diz ele.
Segundo o Departamento de Trânsito de São Paulo – DETRAN, a Tabela C da Secretaria da Fazenda do Estado é que estipula as taxas cobradas pelos serviços de trânsito e para a licença das autoescolas. Instituída por lei estadual, a tabela é a mesma desde 1991. O valor das taxas é fixado em quantidade de Unidades Fiscais do Estado de São Paulo, devendo ser calculado a cada ano.
A variação no preço também pode ser explicada pela concorrência entre grandes centros de formação de condutores e pequenas auto-escolas. Uma resolução do Contran de agosto de 2010, que estabeleceu novas exigências para esses cursos, fez com que muitos deles tivessem de se adaptar. Mas a elevação de gastos acaba se dando de maneira distinta.
“As grandes autoescolas não sofrem com isso [a resolução do Contran]. Agora cada auto-escola deve ter dois carros e duas motos, no mínimo. Eu vou ter que comprar um carro. São as pequenas que ficam ameaçadas de fechar as portas”, diz o proprietário da Evolução, Euclides Nogueira.
O presidente do Sindautoescola, José Guedes, critica a falta de prazo dado para se adaptar às novas exigências do Contran, mas diz que elas vão no sentido de regular melhor a área. “A esperança é que se dê uma depurada no nosso mercado e que fique quem trabalha sério, as verdadeiras escolas de trânsito”.
Para José Guedes, o Estado poderia definir valores médios para que os cursos cobrassem de maneira nivelada. A mesma opinião tem Euclides Nogueira, que defende a estipulação de um valor base. No Brasil, apenas o valor das taxas é estipulado pelo Estado. O preço cobrado pelos cursos de formação de condutores é regulado pelo mercado, sendo que devem ser seguidas diversas exigências do Conatran, como número mínimo de aulas e de veículos.

Pelo Brasil
O preço do curso para tirar a CNH categoria ‘B’ gira em torno de R$ 800 nas grandes cidades das regiões nordeste, sudeste, sul e centro-oeste do Brasil. Em Curitiba, onde foi encontrado o maior custo, uma auto-escola cobra R$ 790 pelo curso completo e R$ 166 para taxas do DETRAN.
Já em Belo Horizonte e em Fortaleza, o candidato a condutor despenderia R$ 780 e R$ 790 ao todo, incluindo taxas e marcação de prova no DETRAN local. As autoescolas de Salvador eram as únicas que não ofereciam os exames médicos e psicotécnicos inclusos no preço do curso, que gira em torno de R$ 600, além de taxas do cobradas à parte, girando em torno de R$ 150.
Em Brasília, um curso de autoescola consultado pela reportagem cobra o valor total de R$ 830. Nas cidades pesquisadas, o valor dos cursos era composto por 45 horas de aulas teóricas, custando em média R$ 150, 20 horas de aulas práticas, por R$ 500 em média, o que inclui taxas, empréstimo de carro para a prova e exame médico e psicotécnico, com valor que gira em torno de R$ 150,00. A maioria afirma que haverá reajuste dos valores a partir de janeiro de 2011.

Dicas ao procurar uma autoescola
O presidente do Sindautoescola dá algumas dicas para o candidato o condutor na hora de procurar um curso para obtenção da CNH.
- O primeiro passo é checar se um curso está credenciado no DETRAN, o que pode ser feito pela internet.
- É importante procurar referências das auto-escolas, saber se prestam serviço de qualidade, oferecendo as 45 horas de aula teórica e 20 horas aula práticas exigidas por lei e aulas extras. “Condicionou-se a aprendizagem ao número de aulas que a legislação determinou. Tem gente que precisa de mais aulas. Tem gente que precisa de menos”, diz José Guedes.
- É essencial exigir um contrato de prestação de serviços indicando os direitos e deveres de ambas as partes, cuidando para que ele seja cumprido. “É um seguro para que a autoescola preste o serviço ao qual ela se comprometeu”, afirma Guedes.

Fonte: Revista Auto Esporte - Autonews 30/12/2010

Uso correto das setas evitaria muitos acidentes de trânsito

Um levantamento da Polícia de Trânsito de Londrina mostra que 30% dos acidentes seriam prevenidos.

A infração é grave e rende multa de R$ 127, além de cinco pontos na carteira.




fonte: http://video.globo.com

Conheça a história do rapaz que não conseguiu agendar aulas de moto por ser gordo



Lessandro Rodrigues tem 127 kg e mora na capital gaúcha, Porto Alegre. Segundo ele, o instrutor de uma autoescola da cidade se negou a agendar aulas de direção de motocicleta por causa do peso dele, alegando que havia risco de Lessandro estragar o veículo da escola. A direção do local nega a acusação, mas afirma que não possui equipamentos condizentes com o peso do rapaz e que ele deveria procurar outro lugar. Saiba mais sobre esta história assistindo ao vídeo.

fonte: http://noticias.r7.com/

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