DICAS | CURIOSIDADES



DICAS DOS PERCURSOS EXAMES PRÁTICO


Achei essa lista de orientações que é muito boa. Leia com atenção e faça uma avaliação melhor no Detran.
1) EM PRIMEIRO lugar, coloque o banco em posição que possa lhe proporcionar liberdade de movimento, para poder manejar os pedais e os comandos do veículo com facilidade.
2) VERIFIQUE a posição dos espelhos retrovisores.
3) NÃO ESQUEÇA de estar com a Licença de Aprendizagem e a Carteira de Identidade, para entregar ao examinador.
4) NO EXAME PRÁTICO de direção, o candidato deverá executar várias manobras nas vias públicas, efetuando paradas, curvas à direita ou à esquerda, marcha a ré, baliza etc.

As principais faltas cometidas pelos candidatos nos exames de direção podem ser enumeradas:
1) Deixar de fazer o sinal de parada ou de mudança de direção.
2) Deixar de olhar para trás ao sair do veículo (não deve ser usado só o espelho retrovisor).
3) Deixar de tomar a pista própria nas conversões, ou não observar o trânsito naquelas manobras.
4) Parar o veículo muito afastado do meio-fio.
5) Ao estacionar, bater as rodas do veículo no meio-fio.
6) Avançar sinal de impedimento.
7) Aproximar muito de outro veículo ou obstáculo(s).
8) Não parar ao transpor via preferencial.
9) Não demonstrar o controle da direção ou da embreagem, inclusive nas ladeiras, onde são feitas outras avaliações, inclusive troca de marchas.

COMO EFETUAR A MARCHA A RÉ
1) Quando for fazer a marcha a ré, tente parar o veículo alinhado com o meio-fio, tomando por base o ponto de referência (capô)
2) Quando engrenar a marcha a ré e antes de iniciar a aceleração, solte a embreagem aos poucos, até sentir que chegou ao seu limite de ação.
3) Inicie a aceleração e vá soltando a embreagem.
4) Para deslocar o veículo em marcha a ré, observe o outro ponto de referência (vidro traseiro), o qual deverá coincidir com a guia do meio-fio, ou o veículo estacionado atrás.

COMO FAZER A BALIZA
1) Verifique se a vaga é suficiente para estacionar o veículo.
2) Veja se não vem outro veículo atrás e sinalize sua intenção de parar. Coloque-se paralelamente ao carro à sua frente e pare quando estiver alinhado com o mesmo.
3) Dê a marcha à ré devagar, virando todo o volante para a direita até seu veículo ficar num ângulo de 45 graus em relação ao meio-fio.
4) Quando os pneus dianteiros do seu veículo estiverem na mesma linha pára-choques traseiro do carro da frente, vire o volante para a esquerda, enquanto prossegue dando a marcha a ré vagarosamente, até chegar ao espaço de estacionar.
5) Pare quando o pneu traseiro estiver próximo, mas sem tocar o meio-fio. Antes de parar, vire a direção para a direita.
6) Chegue um pouco à frente, sempre com o carro paralelo ao meio-fio, deixe distância igual entre o carro da frente e o carro de trás.


Existem duas formas básicas de fazer baliza, ensinadas nas auto-escolas.

Primeira forma - Conhecida como “dois movimentos”

  1. páre o carro ao lado do estacionado à frente da vaga;
  2. ajuste o retrovisor que fica do lado da vaga de forma a conseguir ver o chão (para ver a guia [meio-fio] da calçada e evitar raspar a roda);
  1. certifique-se de não há nenhum veículo ou pessoa atrapalhando a manobra;
  2. esterce completamente o volante para o lado da vaga (vaga à direita, volante esterçado à direita, e vice-versa);
  3. engate a marcha a ré;
  4. movimente o carro até que a roda traseira que fica do lado da vaga se aproxime uns 20cm da guia;
  5. esterce completamente o volante para o lado contrário à vaga, ou seja, reverta seu sentido;
  6. movimente o carro em marcha a ré até que ele se alinhe com a calçada, sempre observando o retrovisor interno e o auxiliar evitando bater no veículo parado atrás e também na guia. Utilize o retrovisor que está apontando para a guia para alinhar corretamente o carro;
  7. caso necessário, engate a 1a. marcha e mova um pouco o carro à frente para liberar espaço para o carro de trás sair e deixar o seu veículo em boa posição na vaga, exercendo sua cidadania.

Segunda forma - conhecida como “três movimentos”

  1. páre o carro ao lado do estacionado à frente da vaga;
  2. ajuste o retrovisor que fica do lado da vaga de forma a conseguir ver o chão (para ver a guia da calçada e evitar raspar a roda);
  3. certifique-se de não há nenhum veículo ou pessoa atrapalhando a manobra;
  4. esterce completamente o volante para o lado da vaga (vaga à direita, volante esterçado à direita, e vice-versa);
  5. engate a marcha a ré;
  6. movimente o carro até que a traseira esteja à aproximadamente 30 graus da calçada, isso normalmente acontece quando a traseira do carro começou a “entrar” na vaga;
  7. “endireite” o volante, ou seja, coloque-o na posição de movimentar-se em linha reta
  8. movimente o carro até que a roda traseira que fica do lado da vaga se aproxime uns 20cm da guia;
  9. esterce completamente o volante para o lado contrário à vaga, ou seja, reverta seu sentido;
  10. movimente o carro em marcha a ré até que ele se alinhe com a calçada, sempre observando o retrovisor interno e o auxiliar evitando bater no veículo parado atrás e também na guia. Utilize o retrovisor que está apontando para a guia para alinhar corretamente o carro;
  11. caso necessário, engate a 1a. marcha e mova um pouco o carro à frente para liberar espaço para o carro de trás sair e deixar o seu veículo em boa posição na vaga, exercendo sua cidadania.

Dicas e truques 

  • O sucesso da baliza só se dá quando encontra-se a posição correta de parar o veículo ao lado do à frente da vaga. Isso deve ser descoberto com um pouco de treino.
  • A 1a. forma facilita a manobra, porém a 2a. forma encaixa-se um pouco melhor quando existe pouco espaço disponível na rua, pois ela “joga” menos a frente do carro.
  • Sempre certifique-se que existe espaço para o seu veículo. Aproveite o momento em que está passando ao lado da vaga para comparar o tamanho do seu veículo com o espaço disponível. Lembre-se que não basta ele caber, ele precisa de pelo menos 30% do seu tamanho a mais para realizar os movimentos com segurança.
  • Cuidado com motos estacionadas, elas entram no ponto cego do retrovisor durante a manobra.
  • Cuidado ao manobrar veículos do tipo sedan cuja traseira pode ficar oculta pelo retrovisor.
  • Faça os movimentos com calma, sempre verificando os três retrovisores à procura de pedestres, veículos em movimento, animais, obstáculos e evitando danificar os veículos estacionados.
  • Se você tem engate, treine muito para evitar que seu engate báta no pára-choque do carro de trás. Pense: se fosse o seu carro, você não iria gostar.
  • Caso o “flanelinha” (que normalmente nem sabe dirigir) esteja te atrapalhando, peça que ele se distancie, e diga para ele ficar sossegado pois o “real” dele está garantido já.
  • Não tenha vergonha, treine muito, só assim você poderá fazer baliza com facilidade e precisão.

Outra Versão de Dica:

Primeiro tem que ver o carro que você está fazendo.
1º - NUNCA ESQUEÇA DA SETA PARA ENTRAR!!! Tente alinhar o carro a uns 30 centímetros de distância dos pauzinhos da baliza, o que daria umas duas palmas da mão.
2º - Depois disso vem o 1º ponto…vc vai olhar para trás, para o seu lado direito em direção ao pauzinho da baliza mais próxima. Esta terá q estar no meio do vidro lateral do banco de passageiros de trás (lembre-se, seu lado direito).
3º Quando vc ver esse 1º ponto automaticamente pare o carro e gire o volante duas vezes para a sua direita (eu acho mais fácil ao invés de direita, lado do passageiro…rss);
4º feito isso vamos para o 2º ponto: com a ré vc vai trazendo o carro pra trás (dica: utilize apenas o ponto da embreagem, aquele onde o carro começa a tremer com o freio…fica super fácil e sai andando só com a embreagem)e agora vai prestar atenção no seu retrovisor que fica acima da sua cabeça: vc vai reparar que o pauzinho da baliza lááá de trás vai estar aparecendo em uma ponta do espelho…vc irá andar com o carro até o pauzinho chegar na outra ponta desse espelho, isso tdo com a ré;
5º Lembre-se que nessa hora pode ser q a seta já tenha apagado, então COLOCA ELA DE NOVO!
6º O pauzinho da baliza de trás já está no outro canto do espelho, agora é hora de virar o volante mais duas vezes para o lado do motorista (esquerda);
7º Feito isso, vamos para o 3º ponto: Vc vai dando a ré devagar e vai observar qdo o primeiro pauzinho da baliza for chegando perto do retrovisor do passageiro (retrovisor direito). Qdo o pauzinho da baliza estiver no meio desse retrovisor vc pára e vai dar mais duas voltas no volante para o seu lado esquerdo (lado do motorista).
8º agora é só ir com calma e tentar alinhar o carro…
9º Para sair, lembre-se SETA e como o volante já vai estar todo virado nem precisa mexer, só colocar em primeira q ele vai saindo de vagar…qdo vc ver que o retrovisor do passageiro está na sua direção vai virando o carro para a direita (lado do passageiro) e acertando ele.
10º Como escrevi mta coisa aí vai um resumo:
-Seta para direita
-Alinhar o carro em 30 centímetros distante da baliza
-Verificar o primeiro ponto (primeira baliza tem que estar alinhada no meio do vidro de trás direito do banco do passageiro);
-Dar duas viradas para a direita no volante;
-Ré e verificar o 2º ponto (no retovisor de cima a baliza que está em uma ponta tem q chegar à outra ponta do espelho);
-Dua voltas para a esquerda no volante e verificar se a seta desligou e ligá-la novamente;
-Ainda na ré o 3º ponto (o pauzinho da primeira baliza tem q estar alinhado no meio do retrovisor do passageiro, lado direito);
-Dar mais duas voltas para o lado esquerdo, do motorista.
-Alinhar o carro.
- Para sair, SETA, não mexer no volante e colocar em primeira.
- Sair devagar e qdo ver o retrovisor do passageiro na sua direção ir voltando o volante e alinhando o carro.
Parece muita coisa mas não é não. É só treinar que você consegue!!!!!

Você está prestes a realizar a prova prática do Detran para finalmente conseguir ter em mãos a sua CNH? Após um tempo de dedicação e estudo quando a prova teórica, nada melhor do que ser aprovado na prática, não? No entanto, este não é o feliz fim para muitos alunos de autoescolas, seja para carro ou para moto, não existe ao certo uma fórmula ou segredo que faça com que você seja aprovado e passe na prova prática, no entanto, para que você consiga passar na prova prática do Detran é preciso que você tenha autoconfiança, este é um dos principais itens. Quem consegue passar logo de cara, ou melhor, na primeira tentativa consegue fazer com que o nervosismo seja amenizado, isto é, a tranqüilidade, atenção e autoconfiança se fazem necessário no momento da prova, sendo que se possível é indicado que você esqueça que tem uma pessoa ao seu lado te avaliando, assim imagine que seja um amigo, pense em uma música, em um momento que faça com que você se descontraia, mas sem perder a atenção no trânsito e em suas manobras.

O nervosismo é o grande vilão dos futuros motoristas, pois o mesmo faz com que não prestamos tanta atenção e ainda, nossos membros ficam tremendo constantemente, assim nossos pés, com a tremulação podem sair do controle fazendo com que o carro acelere demais ou até mesmo morra. Caso você não passe logo na primeira vez, fique tranquilo (a) e não desista, e não se rebaixe por determinada pessoa ter conseguido a aprovação e você não. Desta forma, pense que agora na próxima avaliação você terá maior conhecimento de como funciona a avaliação, assim pode-se considerar que será um pouco mais fácil, já que o trajeto será o mesmo, tanto para o carro quanto para a moto, na qual se realiza o trajeto em “8” e algumas curvas. Uma boa dica para você que está começando ou ainda tem algumas aulas a serem praticadas é realizar o percurso como se fosse a avaliação, e veja quais os pontos em que você está errando e que pode colocar em risco a sua aprovação, assim a cada aula você dê maior ênfase ao determinado ponto para assim saná-lo, isto é, superar o seu probleminha.
Como você já deve saber, algumas manobras ou erros que podem comprometer a sua CNH são: ultrapassar, passar de 30km por hora (exceto quando o avaliador solicita), esquecer de sinalizar (seta), deixar o carro ou moto morrer, deixar a viseira do capacete levantada, estacionar em locais proibidos (locais advertidos com placas, como garagens), deixar de utilizar o cinto de segurança, não ajustar o retrovisor, esquecer o “pézinho” da moto e também passar sobre as faixas amarelas ao longo do trajeto. Enfim, são alguns pontos que jamais devem ser esquecidos e tente manter-se o máximo possível calma, assim durma bem na noite anterior, tome um bom suco de maracujá e de manhã, coma uma barrinha de chocolate para amenizar a ansiedade.


ANTES DE INICIAR O PERCURSO DE CARRO:
  1. Ajustar o Banco e colocar o Cinto de Segurança
  2. Ajustar os Espelhos Retrovisores


AO INICIAR E DURANTE O PERCURSO DE CARRO:
  1. Não dar partida no motor com o carro engrenado
  2. Pisar levemente no acelerador para dar partida no veículo
  3. Engatar a primeira marcha antes de iniciar a saída
  4. Não sair com o freio de mão puxado
  5. Não pisar na embreagem antes de pisar no freio
  6. Não esquecer de dar as setas em conversões ou balizas
  7. Não apoiar o pé no pedal da embreagem com o veículo em movimento


AO FINALIZAR O PERCURSO DE CARRO:
  1. Dar a seta ao parar o veículo
  2. Após para o veículo, colocar a marcha em ponto morto e depois puxar o freio de mão antes de desligar o motor


AVALIAÇÃO

Parágrafo único. Para melhor julgamento do desempenho do candidato, esta prova será realizada em área que apresente os obstáculos e as dificuldades de uma via pública.

Art. 22 O aproveitamento do candidato na prova prática de direção veicular deverá ser avaliado em função da pontuação negativa por faltas cometidas no percurso, assim discriminadas:

I - uma falta grave - 3 pontos negativos;

II - uma falta média - 2 pontos negativos;

III - uma falta leve - 1 ponto negativo.

Parágrafo único. Será considerado aprovado na prova prática de direção veicular o candidato cujos pontos negativos não ultrapassem de 3 (três).

Art. 23 Constituem faltas do candidato na prova de direção veicular, para veículos das categorias B, C, D e E:

I - Faltas graves:

a) descontrolar-se no plano, no aclive ou no declive;

b) entrar na via preferencial sem o devido cuidado;

c) usar a contramão de direção;

d) subir na calçada destinada ao trânsito de pedestres ou nela estacionar;

e) deixar de observar a sinalização da via, sinais de regulamentação, de advertência e de indicação;

f) deixar de observar as regras de ultrapassagem, de preferência da via ou mudança de direção;

g) exceder a velocidade indicada para a via;

h) perder o controle da direção do veículo em movimento;

i) deixar de observar a preferência do pedestre quando estiver ele atravessando a via transversal na qual o veículo vai entrar, ou quando o pedestre não tenha concluído a travessia, inclusive na mudança de sinal;

j) deixar a porta do veículo aberta ou semi-aberta durante o percurso da prova ou parte dele;

k) fazer incorretamente a sinalização devida ou deixar de fazê-la;

l) deixar de usar o cinto de segurança.

II - Faltas médias:

a) executar o percurso da prova, no todo ou em parte, sem estar o freio de mão inteiramente livre;

b) trafegar em velocidade inadequada para as condições da via;

c) interromper o funcionamento do motor sem justa razão, após o início da prova;

d) fazer conversão com imperfeição;

e) usar a buzina sem necessidade ou em local proibido;

f) desengrenar o veículo nos declives;

g) colocar o veículo em movimento sem observar as cautelas necessárias;

h) avançar sobre o balizamento demarcado quando da colocação do veículo na vaga;

i) usar o pedal da embreagem antes de usar o pedal de freio nas frenagens;

j) utilizar incorretamente os freios;

k) não colocar o veículo na área balizada em, no máximo, três tentativas.

III - Faltas leves:

a) provocar movimentos irregulares no veículo, sem motivo justificado;

b) ajustar incorretamente o banco do veículo destinado ao condutor;

c) não ajustar devidamente os espelhos retrovisores;

d) apoiar o pé no pedal da embreagem com o veículo engrenado e em movimento;

e) engrenar as marchas de maneira incorreta;

f) utilizar incorretamente os instrumentos do painel.



________________________________________ 



ANTES DE INICIAR O PERCURSO DE MOTO:
  1. Manter o capacete fechado, ou se for capacete aberto, você deve usar óculos protetor de visão devidamente fixado
  2. Acender o farol baixo
  3. Iniciar e finalizar o percurso em 1º marcha
  4. Iniciar o percurso pelo lado direito do "oito"

DURANTE O PERCURSO DE MOTO:
  1. Não queimar as faixas delimitadoras do percurso
  2. Não apoiar nenhum dos pés no chão
  3. Entrar pelo lado direito dos cones
  4. Na parada obrigatória, colocar somente o pé esquerdo no chão, parando à 1 metro da faixa
  5. Não é necessário regular os espelhos e nem acionar a seta durante o percurso

AO FINALIZAR O PERCURSO DE MOTO:
  1. Não sair da faixa de equilibrio e nem balançar o corpo ou a moto
  2. Não derrapar
  3. Parar antes da placa "PARE"


AVALIAÇÃO

Parágrafo único. Para melhor julgamento do desempenho do candidato, esta prova será realizada em área que apresente os obstáculos e as dificuldades de uma via pública.

Art. 22 O aproveitamento do candidato na prova prática de direção veicular deverá ser avaliado em função da pontuação negativa por faltas cometidas no percurso, assim discriminadas:

I - uma falta grave - 3 pontos negativos;

II - uma falta média - 2 pontos negativos;

III - uma falta leve - 1 ponto negativo.

Parágrafo único. Será considerado aprovado na prova prática de direção veicular o candidato cujos pontos negativos não ultrapassem de 3 (três).

Art. 24 Constituem faltas do candidato na prova prática de direção veicular, dirigindo veículos da categoria "A":

I - Faltas eliminatórias:

a) iniciar a prova sem estar com o capacete devidamente fixado na cabeça;

b) deixar de completar o percurso pré-estabelecido desviando-se ou alterando o percurso;

c) interromper o funcionamento do motor ou colocar um dos pés no chão com o veículo em movimento;

d) derrubar cones de balizamento durante a prova;

e) cair do veículo durante a prova;

f) não manter equilíbrio na prancha, saindo lateralmente da mesma;

g) fazer o percurso com o farol apagado.

II - Faltas graves:

a) não colocar um pé no chão e o outro no freio ao parar o veículo, quando em uso de motocicleta;

b) abalroar os cones de balizamento sem derrubá-los;

c) invadir qualquer faixa durante o percurso, inclusive a faixa de sinalização Pare.

III - Faltas médias:

a) utilizar marchas inadequadas durante o percurso quando em uso de motocicleta;

b) utilizar incorretamente os equipamentos do veículo;

c) não recolher o pedal de partida ou o suporte do veículo antes de iniciar o percurso.

IV - Faltas leves:

a) colocar o motor em funcionamento quando já engrenado;

b) dirigir o veículo provocando movimento anormal do mesmo;

c) engrenar as marchas incorretamente quando em uso de motocicleta;

d) deixar de regular os espelhos retrovisores

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Blog

 
Free Web Hosting | Top Hosting