O piloto profissional ensina técnicas para melhorar a atitude dos motoristas e os tornar mais ágeis, reconhecendo situações criminosas com antecedência
O Mais Você desta quinta, 10 de março, recebeu o piloto profissional e instrutor Luciano Gomide. Ele ensina técnicas de direção defensiva e direção evasiva e deu dicas de como dirigir, frear e tentar fugir de um perigo à frente. “A diferença é que a direção defensiva evita acidentes e a evasiva evitar crimes”, disse o expert.
No curso de direção defensiva, os alunos aprendem a utilizar adequadamente a potência do motor, a relação de marchas e freio, em qualquer percurso ou condição de tráfego, seja em estrada ou em trânsito urbano. Este curso é voltado para frotas, com o objetivo de reduzir acidentes, custos de manutenção e seguros. “ É para se precaver, você diminui muito a possibilidade de acidentes. A distância é muito importante, a velocidade também. A diferença de velocidade para os outros carros também. É uma serie de dicas que são muito importantes”, avaliou. “A dica é sempre manter distancia. Se o sinal vai fechar na frente, você já vai mantendo a distância”, aconselhou.
Já no curso de direção evasiva, se aprende a prevenir e evitar acidentes, em qualquer percurso ou condição de tráfego, seja em estrada ou em trânsito urbano. Ele tem como objetivo melhorar a atitude dos motoristas, os tornar mais ágeis, aumentar a noção da relação velocidade/distância, treinar manobras evasivas, reconhecer situações criminosas com antecedência, simular procedimentos de fuga em situações adversas. “Na evasiva, o primeiro ponto é saber quando você pode tomar uma atitude. Se você está andando numa via e tem um assalto a sua frente, em que problema não é ligado a você, é possível fazer uma manobra pra fugir da situação. Você tem que saber fazer a manobra. Nos exercícios, tentamos simular uma situação real de acordo com o aluno”, disse.
Os alunos também recebem um treinamento de prevenção e evasão de abordagens criminosas, utilizando técnicas específicas, treinadas através de uma metodologia de repetição de passagens para que o aluno vá evoluindo passo a passo, até estar com a técnica bem apurada. “A gente já teve um dos diretores de um banco que teve uma abordagem e fez uma manobra pra trás e conseguiu fugir. Infelizmente é uma realidade que temos que precisamos saber lidar”, contou Luciano.
Quanto ao preconceito dos homens em relação às mulheres ao volante, Luciano dispara: “Todas as mulheres da minha família dirigem bem. Antes de fazer o curso, minha mulher já dirigia bem. Acho que é do perfil da mulher”, disse. “Quem se preocupa mais com detalhes é a mulher. Ela sempre se preocupa com uma vestimenta. Por exemplo, se ela estiver de salto, ela sempre leva uma sapatilha. Em um movimento muito brusco, o salto pode se quebrar e isso pode causar um acidente, o pé pode escapar, você pode torcê-lo...”, disse.
Luciano deu algumas instruções. Confira as dicas do expert: Frenagem com desvio Sem abs será necessário que vc solte o freio para efetuar o desvio. Uma vez que as rodas estão travadas pela própria freada. Do contrário, mesmo que o motorista vire o volante para o desvio o carro tende a prosseguir em linha reta. Então, é fundamental que o motorista solte o freio execute o desvio e volte a frear. Essa manobra fica mais fácil em carros com abs - já que é possível executar o desvio ao mesmo tempo em que se freia. É importante que o motorista tenha muita concentração para não aliviar o freio no momento do desvio pois poderá causar colisão.
Frenagem no molhado
Com o carro a 80 quilômetros por hora, necessita de 35 a 40 metros para parar por completo e com segurança em uma pista seca. O carro com freios abs de 30 a 35 metros. Em uma pista molhada a aderência é pior do que uma pista seca. Por isso é muito importante o motorista ter atenção redobrada nessa situação e diminuir bastante a velocidade do carro. Com a aderência menor, os limites do carro e da pista diminuem bastante.
Freios ou rodas travadas
Nos carros sem abs os freios costumam travar em freadas de emergência. Repare que uma vez que o freio permaneça pressionado e as rodas travados, o carro perde capacidade de frenagem, aumentando o espaço percorrido durante a frenagem. No carro sem abs deve se frear firmemente.
“Quando a roda trava, você tem que tirar o pé do freio, até que ela fique preste a travar. Você simula assim um ABS. Isso pode evitar um acidente grave. No seco, você tem uma diferença de dois a três metros. O ABS foi inspirado nesta técnica. Frear da forma correta com o ABS é simples, basta frear. Redobrar com a pista molhada”, ensinou. No momento em que o abs entre em funcionamento, o pedal sofre uma vibração que é normal. O motorista deve continuar pressionando com a maior força possível até a parada completa.
Direção defensiva e evasiva – Confira as instruções do especialista Luciano Gomide
Posted by Simulado Prova DETRAN on quinta-feira, março 10, 2011