DETRAN-RJ ABRE MERCADO PARA CREDENCIAMENTO DE AUTOESCOLAS

Rio - Com o objetivo de ter mais autoescolas e com mais qualidade, o Detran iniciou hoje, às atividades da empresa Bureau Veritas Quality International (BVQI) e assinou uma portaria, que abre o mercado para credenciamento de autoescolas em todo o estado. O trabalho da BVQI, empresa certificadora, reconhecida mundialmente, vai permitir a criação de
um selo de qualidade para avaliar os 539 Centros de Formação de Condutores (CFC) credenciados ao departamento e os demais que virão com a abertura do mercado para as autoescolas. A cerimonis aconteceu às 11h desta terça-feira, no 14º andar do edifício-sede do Detran, na Avenida Presidente Vargas, 817, no Centro.
A empresa BVQI vai elaborar um ranqueamento das autoescolas de acordo com critérios estabelecidos em parceria com o Detran, para que seja criado um padrão de qualidade para as insituições responsáveis pela formação de motoristas. A BVQI e o Detran já elaboram um roteiro de itens que devem ser avaliados. Entre eles, constam as instalações das unidades de ensino; condições dos veículos; formação dos instrutores; procedimentos adotados nas aulas e uma grade curricular. Com os critérios definidos, a empresa começará a visitar cada uma das autoescolas. Esta etapa do trabalho está prevista para começar em abril e deve durar três meses.
- O Detran do Rio é o primeiro do país a fazer um sistema de certificação. Estamos falando de uma empresa com total independência técnica para avaliar as autoescolas. Com este trabalho, nós poderemos criar um selo de qualidade do Detran. Depois, vamos fazer o mesmo com as clínicas médicas e com os postos de vistoria - disse o presidente do órgão, Fernando Avelino.
A BVQI foi selecionada para o trabalho no órgão depois de vencer concorrência pública. A empresa é francesa, atua em 140 países e atualmente conta com 40 mil colaboradores em todo o mundo. Segundo o presidente do Detran, a BVQI visitará as autoescolas duas vezes por ano para verificar se continuam mantendo a qualidade.
A portaria assinada hoje pelo presidente Fernando Avelino, caminha no mesmo sentido de busca de qualidade ao incluir as autoescolas no princípio de livre concorrência do mercado. A medida altera as regras anteriores que limitavam a instalação de novos Centros de Formação de Condutores à quantidade de eleitores por município. Agora, qualquer investidor poderá ingressar na atividade de formar motoristas na cidade escolhida, desde que atenda à legislação. Ao aumentar a concorrência entre as autoescolas, amplia-se também a preocupação pela qualidade.
- Abrindo o mercado e criando indicadores técnicos, vamos ampliar a qualidade das autoescolas e aquelas que não atenderem aos critérios serão expurgadas do mercado - afirmou Avelino.
Além do presidente do órgão, estiveram presentes à cerimônia, a diretora de Habilitação, Beatriz Diniz; o presidente da Federação Nacional das Autoescolas (Feneauto), Magnelson Carlos de Souza; o diretor de auditoria de rede da BVQI, Sérgio Suzuki; o diretor adjunto de Operações da BVQI, Paulo Freire; e o gerente de Novos Projetos da BVQI, Américo Venturi.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Blog

 
Free Web Hosting | Top Hosting