Mulheres da Arábia Saudita, um dos regimes mais conservadores do planeta, fizeram, na última sexta-feira, rara mobilização via Internet, com o objetivo de acabar com a proibição de dirigirem carros.
A nação nunca teve lei formal que vete mulheres no volante. Mas não emite carteira de habilitação para elas com base em interpretações austeras do Islã.
As ativistas não convocaram ação em massa. Em vez disso, deram início ao movimento com uso de redes sociais como Facebook e Twitter e blogs. A página Women2Drive, no Facebook, afirmou que a ação continuará por tempo indeterminado.
Muitas mulheres aprenderam fora do país a conduzir veículos No mês passado, Manal al-Sharif foi presa depois de postar na Internet um vídeo em que estava ao volante. Ela foi acusada de “prejudicar a reputação do reino no exterior e agitar a opinião pública”.
Mas foi liberada depois de 10 dias sob juramento de não dirigir novamente. Atualmente, uma mulher só pode sair de carro na Arábia Saudita com um motorista acompanhando. (das agências)