Experiência é fundamental para encarar o trânsito de moto; autoescolas sugerem treino mesmo depois de conseguir a CNH
Para o presidente da Abram (Associação Brasileira de Motociclistas), Lucas Pimentel, o ideal é que o piloto aprenda a dirigir somente na autoescola.
“O condutor da moto acaba adquirindo vícios de pilotagem, e isso aumenta as chances dele sofrer um acidente com a moto”, destacou o presidente.
Pode até ser o ideal, mas, segundo ele mesmo destaca, aprender a dirigir na somente na hora de tirar a carta de motorista não é garantia de que o piloto terá habilidade no guidão. O que vale é a experiência. “O modelo de formação das autoescolas é bom. Ensina a pilotar da forma correta. Mas a nossa recomendação é de que, após tirar a carta, a pessoa pratique muito em uma rua sossegada”, completou Pimentel.
FORMAÇÃO
Opinião compartilhada pelos próprios instrutores de autoescolas de Santo André ouvidos pelo BOM DIA.
“É errado a pessoa pensar que dá para tirar a carta e logo depois pegar o trânsito . É preciso muito treino antes disso”, destacou o instrutor Everton Oliveira Felipe, 27 anos.
SÓ DE DIA
Mesmo as noções básicas de pilotagem, porém, ficam prejudicadas com a falta de aulas noturnas. Apesar de serem obrigatórias por lei há mais de um ano, os instrutores destacam que elas simplesmente são ignoradas na cidade.
Autoescola alguma se arrisca a colocar motos a noite na rua. Dizem que iria beneficiar mais os ladrões do que os alunos.
MUITA ATENÇÃO“Muitas vezes a pessoa fica confiante que sabe pilotar e acaba se acidentando”
Lucas Pimentel
Presidente da Abram
MUITO treino“É preciso muito treino para pilotar no trânsito”, disse Kleber Marques, 31 anos.
ESTÁ bom“O que eu aprendi na autoescola já é suficiente”, afirmou Bruno Rodrigues, 27 anos
Quase 199 mil nas sete cidadesEste é o número de motocicletas licenciadas no ABCD até junho, segundo dados do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito). O número é maior do que de algumas capitais brasileiras, como Curitiba. A cidade paranaense tem 140 mil motos.
Questionado pela reportagem do BOM DIA se valeu a pena aprender a conduzir uma moto antes da autoescola, Emerson não teve dúvidas de responder que sim.
“Se você quer pilotar, é preciso treinar na rua. Você aprende a se virar. Já na autoescola é tudo muito básico. É mais focado no que está certo ou errado na pilotagem”, destacou.
Esse foi, aliás, o maior aprendizado de Emerson com os instrutores. “Lá aprendi as leis de trânsito, que não podia ultrapassar pela direita, por exemplo”, completou o motorista, que utiliza a moto para lazer e para levá-lo ao trabalho. Contrariando a pesquisa apresentada pela secretaria estadual de Saúde, ele diz nunca ter sofrido um acidente de trânsito sobre duas rodas.
fonte: http://www.redebomdia.com.br