Prontos só para as ruas calmas

Experiência é fundamental para encarar o trânsito de moto; autoescolas sugerem treino mesmo depois de conseguir a CNH

De cada quatro pilotos de motos que sofreram um acidente de trânsito,  três já tinham noções de pilotagem antes de conseguir a CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Essa é a conclusão de uma pesquisa divulgada nesta terça (12) pela secretaria estadual de Saúde. Mas afinal, aprender a dirigir uma moto antes de ter a CNH é algo tão ruim?

Para o presidente da Abram (Associação Brasileira de Motociclistas), Lucas Pimentel, o ideal é que o piloto aprenda a dirigir somente na autoescola.

“O  condutor da moto acaba adquirindo vícios de pilotagem, e isso aumenta as chances dele sofrer um acidente com a moto”, destacou o presidente.

Pode até ser o ideal, mas,  segundo ele mesmo destaca, aprender a dirigir na somente  na hora de tirar a carta de motorista  não é garantia de que o piloto terá habilidade no guidão. O que vale é a experiência. “O modelo de formação das autoescolas  é bom. Ensina a pilotar da forma correta. Mas a nossa recomendação é de que, após tirar a carta, a pessoa pratique  muito em uma rua sossegada”, completou Pimentel.

FORMAÇÃO
Opinião compartilhada pelos próprios  instrutores de autoescolas de Santo André  ouvidos pelo BOM DIA.
“É errado a pessoa pensar que dá para tirar a carta e logo depois pegar o trânsito . É preciso muito treino antes disso”, destacou o instrutor Everton Oliveira Felipe, 27 anos.
Nas autoescolas, os alunos fazem as aulas de moto em um circuito fechado, não em uma rua, como se faz para tirar a habilitação de carro. E raramente se ultrapassa a primeira marcha nesses circuitos.


SÓ DE DIA
Mesmo as noções básicas de pilotagem, porém, ficam prejudicadas com a falta de aulas noturnas. Apesar de serem obrigatórias por lei há mais de um ano, os instrutores destacam que elas simplesmente são ignoradas na cidade.
Autoescola alguma se arrisca a colocar motos a noite na rua. Dizem que iria beneficiar mais os ladrões do que os alunos.
MUITA ATENÇÃO“Muitas vezes a pessoa fica confiante que sabe pilotar e acaba se acidentando”
Lucas Pimentel
Presidente da Abram

MUITO treino“É preciso muito treino para pilotar no trânsito”, disse Kleber Marques, 31 anos.

ESTÁ bom“O que eu aprendi na autoescola já é suficiente”, afirmou Bruno Rodrigues, 27 anos
 
Quase 199 mil nas sete cidadesEste é o número de motocicletas  licenciadas no ABCD até junho, segundo dados do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito). O número é maior do que de algumas capitais brasileiras, como Curitiba. A cidade paranaense tem 140 mil motos. ‘ Fiz as aulas só para o  exame’, diz motoristaHá cinco anos, o motorista Emerson Antônio Moreno, 27 anos, de Santo André, decidiu que iria aprender a pilotar uma moto. Não pensou duas vezes, e, começou às lições antes mesmo de entrar na autoescola.“Um amigo me ensinou a pilotar. Mas mesmo assim, senti que precisava fazer  algumas aulas, para poder passar, porque o exame para a carta é muito difícil. Principalmente a baliza. Você acaba ficando muito nervoso na hora”, ressaltou o motorista.

Questionado pela reportagem do BOM DIA se valeu a pena aprender a conduzir uma moto  antes da autoescola, Emerson não teve dúvidas de responder que sim.

“Se você quer pilotar, é preciso treinar na rua. Você aprende a se virar. Já   na autoescola é tudo muito básico. É mais focado no que está certo ou errado na pilotagem”, destacou.

Esse foi, aliás, o maior aprendizado de Emerson com os instrutores.   “Lá aprendi as leis de trânsito, que não podia ultrapassar pela direita, por exemplo”, completou o motorista, que utiliza  a moto para lazer e para levá-lo ao trabalho. Contrariando a pesquisa apresentada pela secretaria estadual de Saúde, ele diz nunca ter sofrido um acidente de trânsito sobre duas rodas.

fonte: http://www.redebomdia.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Blog

 
Free Web Hosting | Top Hosting