Espelhos na posição correta dão uma visão ampla do trânsito, veículos e pedestres. Muita gente não sabe usar corretamente o retrovisor.
Dentro e fora do carro, um bom motorista deve estar sempre atento. Sobretudo ao erro dos outros. Muita gente não sabe usar corretamente o retrovisor. Espelhos na posição correta ajudam a dar uma visão mais ampla do trânsito, dos veículos e dos pedestres. Mas como fazer esse ajuste?
O repórter cinematográfico Leandro Pacheco está sentado no banco da frente de um carro, utilizando um capacete com uma microcâmera, que representa os olhos do motorista. Enquanto isso, Eduardo Cunha é piloto profissional e fala qual é a referência para ajustar o espelho retrovisor.
“A técnica para regular o retrovisor externo é abrir o espelho todo para que o carro que está atrás seja focado em seu pára-brisa e farol. Com isso é possível regular a altura. Para saber se o carro está perto, ou não, basta fechar o retrovisor, até que enxergue a lateral do próprio carro. Para saber o quanto o espelho precisa ficar na lateral do próprio carro, é só colocar dois dedos na parte interior do espelho, o que será a referência. Isso vale para os retrovisores esquerdo e direito”, explica o piloto Eduardo Cunha.
Uma situação comum no trânsito é quando o motorista não consegue ver o veículo que vem atrás. Um auxiliar para no ponto cego do motorista. Porque isso acontece?
“Todo carro tem um ponto cego por conta das colunas”, diz o piloto.
No retrovisor direito, no central e no esquerdo é possível perceber o ponto cego. A dica, então, é ajustar o retrovisor central um pouco voltado para o lado do passageiro.
“Você ajusta o retrovisor central e dá um leve toque para o lado direito, assim, o motorista consegue ver o motorista que vem atrás”, completa.
fonte: http://g1.globo.com
Piloto ensina como ajustar melhor os espelhos retrovisores do seu carro
Posted by Simulado Prova DETRAN on terça-feira, maio 24, 2011