As matérias possibilitam que o aluno do ensino médio possa iniciar o processo de obtenção da carteira de motorista sem ter que freqüentar as aulas em um Centro de Formação de Condutores (CFC). A escola oferece o curso desde o ano passado e forma nesta quarta-feira (11), às 16 horas, a sua terceira turma.
A possibilidade dos alunos assistirem às disciplinas de trânsito na própria escola está garantida na resolução 265 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). Para isso, a escola tem que ser credenciada junto ao Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI), que implementa o curso em parceria com a Secretaria Estadual de Educação. Além disso, deve haver o cumprimento de uma carga horária mínima de 90 horas aulas presenciais, que podem ser distribuídas nos três últimos anos ou nos dois últimos.
As aulas ministradas são as mesmas ofertadas nas auto-escolas, como legislação de trânsito, direção defensiva, primeiros socorros, proteção ao meio ambiente e noções de funcionamento do veículo. Ao final da atividade extracurricular a escola expede a relação dos alunos que obtiveram freqüência igual ou superior a 75%, conforme exige a resolução, e o certificado, que deve ser autenticado pelo Detran.
Com o certificado em mãos, os alunos que tiverem interesse em obter a permissão para dirigir devem se dirigir a um posto do órgão para dar início ao processo formal de obtenção da habilitação, desde que preencham todos os requisitos exigidos no artigo 140 do Código de Trânsito Brasileiro.
Pioneirismo
O Piauí é um dos poucos estados brasileiros que implementou a resolução 265. Em Teresina, a Unidade Escolar Professor José Amável é a única escola que oferece as aulas. Numa primeira etapa da implantação do projeto, a Escola Piauiense de Trânsito (EPT) formou 106 professores da rede pública em todo o Estado, com o curso de instrutor de Trânsito e em seguida fez a complementação para examinador de trânsito, com os mesmos professores.
Segundo a diretora da EPT, Gemma Galgani, a escola é pioneira na oferta das aulas. “A resolução não é uma imposição do Contran. Participam aquelas que têm interesse. A (escola) José Amável é a única no nosso Estado que implementou a ação, o que marca o seu ineditismo”, destacou.
A Unidade Escolar Professor José Amável fica localizada na rua Bento Clarindo Bastos, S/N - São Cristóvão.