Detran-DF muda procedimento para retirar habilitação

Alteração entra em vigor na próxima segunda-feira (21), e com ela escolha da clínica para exames médicos e psicológicos será aleatória

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) altera, a partir da próxima segunda-feira (21), o procedimento para retirar a carteira de motorista. Com o novo procedimento, não é mais o candidato quem escolhe em que clínica vai realizar os exames médicos e psicológicos. A escolha será feita por um sistema de distribuição aleatória, em fila indiana, de acordo com a região informada pelo candidato.

Antes de procurar uma autoescola, o candidato deve primeiro acessar o site do departamento (www.detran.df.gov.br) e se inscrever para dar início ao processo de habilitação. O cidadão vai informar, no site (menu serviços online - inscrição para 1ª habilitação), o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física), o telefone de contato e a região de sua residência ou trabalho para que o sistema indique em qual clínica credenciada ele fará os exames médicos e psicológicos.

Deste modo, a distribuição dos candidatos por clínica será equitativa e impessoal, permitindo um estado de equilíbrio numérico de perícias entre as entidades credenciadas. Segundo informa a assessoria do Detran-DF, além de dar um tratamento isonômico às clínicas, a nova forma de distribuição também vai minimizar o deslocamento físico do candidato, uma vez que o sistema indicará uma clínica para que ele realize os exames nas proximidades de sua residência ou trabalho.

Somente depois de aprovado nesses exames é que o candidato vai para um Centro de Formação de Condutores (CFC). Para quem não tem acesso à internet, o Detran disponibilizará o cadastro inicial do candidato pelo telefone 154, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 20h.

Mudança só para novas CNH – A alteração só vale para as novas habilitações. Quem for renovar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) deve procurar uma clínica credenciada de seu interesse para realizar os exames médicos e psicológicos da renovação. Nos casos de junta médica especial para candidatos portadores de necessidades especiais, tanto na renovação quanto na obtenção da permissão para dirigir, o procedimento continua o mesmo: a primeira providência é procurar a gerência de saúde, localizada no Detran do Sia Trecho 1 lote 905.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Blog

 
Free Web Hosting | Top Hosting