Dirigir fumando pode provocar acidentes

Fumar e dirigir não é proibido por lei, porém, o ato pode ser enquadrado no artigo 252 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que proíbe dirigir com apenas uma das mãos, exceto quando o condutor necessita sinalizar para fazer uma conversão, mudar de marcha ou acionar algum equipamento do veículo, por exemplo. Mas a prática pode desconcentrar o motorista e resultar em acidentes de trânsito.
A infração por usar apenas uma das mãos, exceto quando necessário é média e equivale a quatro pontos na Carteira Nacional de habilitação (CNH). O valor da multa é de R$85,00.

De acordo com Juliana Cechinato de Souza, Coordenadora do Registro Nacional de Infrações (Renainf), do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), fumar e dirigir pode ocasionar em manobras perigosas devido à falta de atenção. Ela confirma que a prática é comum no trânsito de Boa Vista. “A própria lei de trânsito, indiretamente, dá a entender que utilizar apenas uma das mãos está errado, a não ser quando necessário ativar algum comando. Por isso, as pessoas devem ficar atentas”, disse Juliana.
Para especialistas em trânsito, devido ao cigarro, os motoristas acabam agindo involuntariamente, como colocar o braço para fora do carro, o que pode distrair o motorista.

Em casos de imprevistos, como por exemplo, se o cigarro cair aceso dentro do veículo, o condutor acaba tentando pegá-lo no impulso, para evitar um incêndio. Estas situações aumentam os riscos de acidentes no trânsito. Por isso, os motoristas devem evitar fumar e jamais ocupar uma das mãos na hora de dirigir.
O motorista profissional, José Wilson de Oliveira, dirige há mais de 30 anos e já sofreu um acidente por estar distraído acendendo um cigarro. Ele confirma os riscos e problemas que fumar no veículo em movimento podem causar “Desde então, se sinto vontade de fumar estaciono o carro. Tenho certeza que se eu não estivesse fumando enquanto estava dirigindo teria evitado a batida”, disse.

O engenheiro mecânico César Augusto Almeida não fuma. Ele afirma que já observou que muitas pessoas dirigem e fumam ao mesmo tempo. Para ele o ato no trânsito, além de ser prejudicial a saúde, pode causar acidentes. “Já que dirigir falando ao telefone celular é infração, fumar também deveria ser, já que os motoristas não mantêm a atenção ” opinou.

CongressoTramita na Câmara dos Deputados, um projeto que poderá tornar infração grave o ato de fumar ao volante. A proposta é do deputado Marçal Filho (PMDB-MS), e visa alterar o código de Trânsito Brasileiro e prevê multa de R$ 127,69 com perda de cinco pontos na carteira para quem fumar e dirigir.

fonte: http://www.bvnews.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Blog

 
Free Web Hosting | Top Hosting