Existe hora certa para se aposentar do volante?

A última estatística, feita em 2008, mostrou que dos motoristas envolvidos em acidentes de trânsito com vítimas apenas 4 % tinham 60 anos ou mais





O número de brasileiros com mais de 60 anos não para de crescer, devido ao aumento na expectativa de vida no país, que está entre 72 e 78 anos. Com isso aumenta também o número de idosos no volante. O Mais Você desta quarta, 23 de fevereiro, fez uma pergunta: será que tem hora certa pra se aposentar do volante?

Segundo o Denatran, há cerca de 4 milhões e meio de idosos habilitados. A última estatística, feita em 2008, mostrou que dos motoristas envolvidos em acidentes de trânsito com vítimas apenas 4 % tinham 60 anos ou mais. Responsabilidade, experiência e cuidado que só se adquire com o tempo mesmo.

O repórter Fabrício Battaglini conversou com a Dona Leonor e constatou que ela é boa de volante. A paulistana de 81 anos não quer saber dessa história de largar o volante. Ela pilota bem o seu carro, que não tem direção hidráulica, e celebra sua independência nos bailes de sexta-feira. Leonor adora folia. “ Faz parte da vida, brinco na terceira idade, com a velharada”, conta, feliz da vida.

Para o idoso que goza de plena saúde, o momento de parar é quando o médico dele informar alguma alteração que incapacite para esta função. “Ou quando a família detectar algum distúrbio comportamental”, alertou Dirceu Alves, diretor da Abramet - Associação Brasileira de Medicina de Tráfego. “Parar de dirigir para um indivíduo que ainda está em condições é cerceá-lo, desconectá-lo do mundo. É jogá-lo no ostracismo, na depressão”. Para o diretor, esta depressão gera autoagressão e declínio do bem estar físico e social. “E nós vamos criar um problema para a família com esse isolamento. A constituição disso será a doença”, concluiu o especialista.

Portanto, não existe limite de idade para dirigir. A única exigência que o Código Brasileiro de Trânsito faz é que a partir dos 65 anos a renovação da carteira seja feita de 3 em 3 anos e não de 5 em 5, como vale para os outros motoristas. Na renovação, o médico de trânsito deve pedir um laudo para o médico particular do idoso para saber se está tudo em ordem com a saúde dele. Se tiver algum problema, aí sim, ele pode ser impedido de dirigir.


fonte: http://maisvoce.globo.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Blog

 
Free Web Hosting | Top Hosting